sábado, 26 de mayo de 2007

A ARTE DE FAZER ENTREVISTAS

Esse lance de procurar emprego nunca me agradou, na verdade, nem o lance de trabalhar, e descobri recentemente que eu levo jeito é pra vagabundo mesmo.
Mas como dinheiro não dá em árvore e seguro desemprego são só cinco parcelas, lá vou eu atrás de mais um emprego idiota. E digo “idiota” porque quando você não faz o que quer, você só pode ser um cara imbecil, e acreditem, eu sou um.
Depois de três meses em casa vagabundando (e a grana acabando) achei necessário a minha volta ao mercado de trabalho, mas nada que desse muito trabalho.
“Sete dias gratuitos.” Quem nunca viu isso? Eu vi e entrei.
Nada mal, algumas entrevistas em apenas uma semana, minha área não está tão ruim assim, esse site não é de todo mal.
Engano meu, depois de sete dias lá está o débito na minha conta. Tudo bem que o erro foi meu por não ler o e-mail que eles mandaram...
Que seja! Entrevista marcada pra sexta-feira e lá vou eu.
Acordo cedo (coisa que eu me desacostumei), aparei a barba (cortar tudo jamais!), me vesti de palhaço (calça social e camisa por fora da calça, claro) e lá fui eu com um currículo embaixo do braço pra droga do lugar.
Lugarzinho bacana, bem localizado e sem a cara de escritório, é o típico lugar que quando você passa na frente não sabe bem o que é na verdade.
Cheguei ao lugar às dez da manhã. Primeira uma entrevista com uma psicóloga (?) que depois me mandou fazer uma porrada de testes idiotas, coisas com riscos e figuras, e fora um questionário sobre perguntas pertinentes a minha “profissão” que eu realmente não soube responder, sou um péssimo funcionário. Já estava ficando realmente chateado com aquilo tudo, e pensava o que aconteceria se eu simplesmente levantasse e fosse embora. Acho que as coisas poderiam ser bem melhores se eu tivesse feito isso, mas o que eu tinha a perder? E eu não estaria aqui escrevendo isso. Então fiquem agradecidos por eu ter ficado lá.
Depois de entregar um texto sobre a “arte de ficar em casa” chegara a hora do almoço.
- Por favor, volte daqui a uma hora para fazer a entrevista com o chefe.
Almocei e depois de uma hora voltei.
Filho da puta. Me deixou esperando por mais de uma hora. Será que isso fazia parte do teste? Acho que não.
Me chamaram e lá fui eu na sala do cara.
Ele se parecia com qualquer outro chefe metido a besta de filmes hollywoodianos, e eu não fiquei nada surpreso com isso.
Apresentamos-nos.
- Nós somos uma empresa – começou ele – que tem mais de mil e quinhentos funcionários, somos a maior do nosso ramo, com filiais por toda São Paulo, Rio e Paraná.
Grande coisa. Odeio quem se gaba pelo emprego que tem, se ele ainda fosse dono daquela merda toda, mas nem isso ele era.
- Quando você terminou o segundo grau? – perguntou ele.
- Em 2001.
- E não pensa em fazer nenhuma faculdade?
- Eu sempre achei que uma pessoa não precisa de uma faculdade pra ser alguém na vida – respondi. Na hora eu pensei no Bukowski, mas ele não é um bom exemplo. Depois pensei no meu pai, era um exemplo pior ainda.
- Olha filho...
Ele era meu pai e eu não sabia?
- Eu também tinha duvidas sobre o que fazer quando tinha a sua idade, mas depois eu decidi por Administração de Empresas com Ênfase em DEPARTAMENTO PESSOAL. Estou nessa área há DEZOITO ANOS. Conheço TUDO sobre departamento pessoal.
Como todo mundo que não sabe o que fazer ele também fez administração atrás de dinheiro. Eu juro que ele salientou todas essas palavras como se fosse alguma coisa importante, pra mim não era. O cara realmente se achava grande coisa.
Depois de mais perguntas, e ele ainda ressaltou que eu não fui muito bem nas questão sobre a minha “função”, ele disse:
- Bem, vejo pelo seu currículo que você está desempregado há uns três meses?
- Certo.
- E que está querendo voltar ao mercado de trabalho.
Silêncio.
- Você não está querendo voltar ao mercado de trabalho? – Insistiu ele.
Mais silêncio.
- Então...?
- Bem, querer trabalhar eu não quero... – comecei.
- Você não quer trabalhar? – perguntou ele confuso.
- Exatamente. Eu não quero trabalhar, mas eu preciso trabalhar. Infelizmente não nasci rico, entende?
Silêncio de novo. Agora por parte dele.
- Sei... – respondeu ele com cara de bobo. E ele nem precisava se esforçar muito.
Sinceridade acima de tudo, eu sempre pensei assim. Ninguém mandou ele fazer a pergunta errada. A culpa, se é que ela existe, era dele, e não minha.
- Entendo, entendo. Então, eu tenho mais uns três candidatos a entrevistar...
Foi aí que eu saquei que ele estava mentindo, safado. Nem pra dizer a verdade e falar que não tinha gostado de mim, e nem das minhas respostas.
- E na semana que vem – ele continuou – eu ligo pra você. Boa tarde.
Me levantei e nem me dei ao trabalho de apertar a mão dele.
Abri a camisa, arregacei as mangas, coloquei meus óculos escuros e fui pra casa feliz e contente, com a sensação de que fora um trabalho bem feito.
Adivinha se eu consegui o emprego?

17 comentarios:

Patricia dijo...

colocar a propaganda do blog no orkut é uma boa. eu vi numa comunidade, nem lembro qual.

eu nuca responderia o que você respondeu afinal se voc~e tivesse nascido rico não estava lá né. rs

Felippe Martins dijo...

Sensacional sua entrevista, vou mostrar para os meus alunos.
Espero que consiga fazer o que vc quer!

Abraços!

Author dijo...

Por óbvio que não...não se consegue um emprego se o o bjetivo não é trabalhar né?! rsrsr

Até!Beijos

Boi Anselmo dijo...

O objetivo é ganhar grana fazendo o que gosta! Eu nao ganho dinheiro fazendo o que eu gosto, na verdade nao ganho dinheiro com nada! Mas é isso aí! Acho que o mundo nao precisa de mais pessoas corporativas!

Anna dijo...

oi menino,

juro que se eu fosse o entrevistador, corria o risco e te
contratava rapidinho...rs...mas afinal ele quer o comum, o padrão...porisso que a multidão de
frustados e deprimidos aumenta cada
dia mais.

vai em frente, que uma hr tu encontra teus pares.

abção,

ana

Boi Anselmo dijo...

Pergunta: Alguém leu os outros?

Gabriel dijo...
Este comentario ha sido eliminado por el autor.
adriano a. dijo...

HAHAHAH já passei por algo muito semelhante á isso.
Dinheiro é felicidade.

Unknown dijo...

UahUAHuhauhAUhAUH..

Mt bom o post das putas.

AuhauhUAhuhuAH


[]'s

Gabriel dijo...
Este comentario ha sido eliminado por el autor.
Daniel dijo...

NOssa cara curti mto o seu blog... vc escreve mto bem! vou add e quando der eu volto blz!
flw!

e prazer meu nome é Daiel Seigo

Unknown dijo...

Texto do caralho, meu velho! Parabéns, mesmo.
Se poder, e quiser, apreça no blog que eu faço junto com dois amigos. O link vai logo embaixo.
abraço

C.Q.C.M. dijo...

hahahahahaha!
É a maratona dos ratos que começa em média as 6 e só termina as 8 (isso incluindo o horario de se arrumar).
Trabalhar é algo chato, principalmente se for para os outros, pior ainda é tentar fazer etiqueta em entrevista, nunca passei em nenhuma entrevista que ivesse de escrever, sempre escrevia coisas da filosofia "trabalho é um mal necessario", a maioria dos trampos que eu arrumei foi na indicação mesmo.

Como já dizia Tim Maia "Oras bolas, não me amola. Com esse papo de emprego. Não está vendo, não tô nessa, o que eu quero é sossego"

Jeft dijo...

Muito legal teu blog, cara! gostei muito, muito mesmo. Encontrei ele em uma comunidade do Lebowski. Fiz o meu a pouco tempo, ficaria contente se tu desse uma lida nos meus textos e me desse algumas dicas :)

Jeft dijo...

teu blog já ta adicionado no meus favoritos

Unknown dijo...

Porra boi...essa com certeza foi a melhor história q eu ja li....e quando alguem te conhece...sabe muito bem q isso é mesmo a sua cara !!!
Espero t trombar essa sexta !!!
Abraços

Unknown dijo...

Arg;;; pq as pessoas n gostam de sinceridade neh??
VTC se fosse eu te contrataria assim msm;;